O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), comemorou nesta terça-feira (5) o início das obras da fábrica da BYD, em Camaçari. Em uma postagem nas redes sociais, o chefe do Palácio de Ondina afirmou que este é mais um passo em direção à concretização da parceria que vai gerar emprego e renda para os baianos. A cerimônia que marca o início das obras do complexo fabril da BYD, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador aconteceu na tarde desta terça-feira.
Em outubro do ano passado, a empresa chinesa lançou a pedra fundamental do conjunto de fábricas que vai produzir veículos de passeio e caminhões elétricos, na Bahia. A gigante asiática também vai fabricar carros híbridos, chassis de ônibus e processar lítio e ferro fosfato, que são utilizados nas baterias dos veículos.
A área que contempla o complexo fabril da BYD, na cidade de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, teve, oficialmente autorizado, o início das obras para instalação da gigante chinesa na Bahia, nesta terça-feira (5). O governador Jerônimo Rodrigues e os secretários da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Manoel Vitório e Ângelo Almeida, respectivamente, participaram da cerimônia e assinaram contrato preliminar de compra e venda do imóvel, pertencente ao Estado, que concederá, a partir da data, o uso da área pela fabricante.
De acordo com Almeida, titular da SDE, essa venda acontece dentro do programa de desenvolvimento de áreas destinadas aos empreendimentos industriais da Bahia, permitindo seu uso por tempo indeterminado pela BYD. “A política de desenvolvimento econômico e industrial do Estado garante um ecossistema para a atração de empresas e ampliação das que já existem nos seus distritos industriais”, explicou.
Um dos impactos sociais previstos é a geração de emprego e a descarbonização do segmento automobilístico. O governador Jerônimo Rodrigues afirma que esse momento foi muito aguardado pela população de Camaçari.
Fonte: Bahia.Ba