Início » Brasil investe em pesquisa e luta pela eliminação da Doença de Chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela eliminação da Doença de Chagas

O 14 de abril é marcado como o Dia Mundial da Doença de Chagas e o ano de 2024 tem um significado diferente para a doença, que completa 115 anos desde que foi descoberta. Reconhecida como uma das doenças tropicais negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela representa um desafio contínuo para a saúde pública nas regiões onde ela está presente. A partir deste, no entanto, a enfermidade ganhou novo olhar: com o surgimento do  programa Brasil Saudável , a doença de Chagas passou a ter uma perspectiva de eliminação como problema de saúde pública no País até 2030.

O Brasil foi o primeiro País do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações que enfrentam ciclos de pobreza, fome e desigualdades sociais.  A doença de Chagas é uma delas.

Neste domingo, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez uma série de postagens sobre a eliminação da doença, uma das metas do Programa Brasil Saudável: 

Neste Dia Mundial da Doença de Chagas (14), temos que falar da importância do diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dessa doença, muitas vezes assintomática, mas que pode se agravar com o tempo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *