Aconteceu ontem, no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador, o lançamento do II Concurso da Moqueca, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur-BA), e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Autoridades, representantes do trade turístico e chefs de cozinha participaram do evento, que foi embalado pela percussão do Movimento Afro Bahia. No final, houve cozinha show, com a preparação de uma moqueca de peixe para degustação, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Presente no lançamento, o chef Aldo Balada, do restaurante Cabana do Manoel, na Praia de Guaibim, em Valença, na Costa do Dendê, estava motivado. No concurso de 2023, ele ficou em segundo lugar, recebendo o troféu Dendê de Prata, com a moqueca de polvo e camarão, e, para este ano, está confiante em conquistar a primeira colocação. “O concurso foi uma virada de chave e transformou totalmente o meu restaurante, com o crescimento expressivo da clientela, possibilitando a criação de um espaço mais atrativo. Posso dizer que a história do meu negócio pode ser dividida entre antes e depois do Concurso da Moqueca, que pretendo vencer agora”.
A Cabana do Manoel é um dos grandes nomes de restaurantes consolidados no concurso. Na primeira edição, ganhou destaque trazendo o troféu Dendê de Prata para a Praia de Guaibim, orgulhando os clientes, amigos e munícipes de Valença.