Início » Por determinação de Lula, Defesa Civil Nacional fica à disposição da região Sudeste em função das fortes chuvas

Por determinação de Lula, Defesa Civil Nacional fica à disposição da região Sudeste em função das fortes chuvas

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), segue apoiando os municípios da região Sudeste, principalmente o Rio de Janeiro, estado mais atingido pelas fortes chuvas que tiveram início, com maior intensidade, no fim desta sexta-feira (22) e que devem se prolongar até domingo (24).

De acordo com a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, em Arraial do Cabo, um homem morreu após ser atingido por um raio na sexta-feira (22) no Pontal do Atalaia. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital, o estado de saúde delas é estável. A Defesa Civil do município segue monitorando os pontos de alagamento na cidade.

Já em Petrópolis, foram contabilizados 49 registros de ocorrências por conta das fortes chuvas. As ocorrências registradas estão sendo atendidas. Foram registradas ocorrências de deslizamento de terra atingindo imóveis, inundação, alagamentos e quedas de árvores. A Defesa Civil informa que os 67 pontos de apoio do município encontram-se abertos desde a noite da última quinta-feira (21) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.

O ministro Waldez Góes entrou em contato com o governador do Rio de Janeiro e com os prefeitos de cidades fluminenses. “Liguei há pouco para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, para reafirmar nosso compromisso de somar esforços no socorro ao povo petropolitano, que sente os impactos das chuvas no estado”, destacou o ministro. “Como determina o presidente Lula, estamos prontos, mais uma vez, para trabalhar junto com estados e municípios, a fim de atender as necessidades do povo brasileiro”, completou Waldez.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, já está no Rio de Janeiro. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chegam neste sábado na capital carioca para ajudar o estado e as cidades a solicitarem situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *